- Área: 550 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Gomulya
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após trabalhar no exterior por um período e retornar para Jacarta, o cliente procurava uma residência para estabelecer-se. Ele descreveu e representou sua antiga e grande casa. Após suficientes discussões, o arquiteto decidiu que o projeto da renovação da casa deveria preservar algumas das estruturas antigas. E por causa de uma menor exigência de dormitórios, comparado a anteriormente, acarretou à criação de espaços externos em cada um. Além da estrutura anterior, as grandes árvores em frente e atrás da casa também foram preservadas.
A área da casa mudou de 900m2 para 550m2. As antigas estruturas que foram preservadas e reformadas foram a sala das crianças, sala de estar, garagem e área de serviço. Enquanto isso, a sala da família e o dormitório principal tiveram suas localizações redesenhadas com a consideração de que possuem um cenário verde com as grandes árvores.
Um corredor aberto foi criado para associar e conectar a antiga e a nova estrutura e representar a sequência através dos espaços, desde a entrada até a área da piscina. O paisagismo foi reordenado para realizar o sonho de proprietário da casa e pode ser percebido pela sua presença em cada cômodo. As grandes salas da casa, usadas por todos da família, presenciam a grande vista envidraçada, de modo que o fluxo de ar e a paisagem de um grande volume verde e materiais locais trazem a impressão de que a sala e a natureza estão conectadas.
Materiais naturais locais como pedra andesit e madeira bengkirai são combinadas com retalhos de teca da empresa de móveis de parentes do cliente e foram utilizados como revestimentos internos e externos. Isso processou de forma específica como os detalhes suplementares que representam um elemento arquitetônico atrativo.